20100325

Síndrome de Overclock: Tic, Tac, Verde!

Não vai ser difícil de imaginar isso. Você está em uma cidade qualquer com seus caóticos 2 milhões de habitantes. Para ser mais preciso, você está no centro comercial e empresarial de uma cidade de caóticos dois milhões de habitantes em hora de rush. São pessoas fluindo, como as águas de um córrego, aparentemente obedecendo a nenhuma das hipóteses de trajetórias de planetesimais que nossos amigos astrofísicos puderam calcular. Elas apenas seguem seu caminho, famintas pelo momento de relaxarem seus corpos e mentes no âmago de seus sofás ou mesmo em uma mesa de bar com amigos. Nesse mar de gente, nesse caos controlado de carros, motos e pedestres, está você! Sua missão é chegar o mais breve possível ao seu destino. Mas que fique claro que não é algo suficiente para corridas desesperadas. Um trajeto de aproximadamente 50 minutos em situações normais de caos urbano, algo em torno de 5 quilômetros para ser impreciso logo de uma vez. Agora, caminhe. Não é apenas caminhar, certo? É necessário desviar de obstáculos, bolsas, cachorros, carros, motos, crianças chorando, pessoas gritando e aquele homem velho que parou justamente na sua frente para amarrar o sapato. Toda uma magnífica complexidade de movimento é necessária. Recomendado somente aos iniciados na arte! Nem sempre poderá atravessar a rua. O semáforo sempre pode ser um bom guardião e lhe indicar que este não é o momento certo para isso. Uma bela luz vermelha irá aparecer no seu visor neste momento. Luzes verdes são sempre bem-vindas, claro. Não só para os pedestres, mas para os carros também. Não exite em se confundir, ok?! Mas bem, agora imagine-se andando em meio ao mar urbano durante estes 5 quilômetros repletos de obstáculos, avenidas e trânsito carnívoro e poder chegar ao seu destino sem parar nenhuma vez. Sem parar durante um mísero milésimo de segundo para esperar aquele carro preto cruzar a avenida ou o semáforo finalmente ficar verde para sua passagem. E sem dar corridinhas para pegar o sinal aberto ou pra fugir daquele moto barulhenta, hein?! Consegue imaginar?! Bem, este é meu mundo! Cruzo por 10, 20 semáforos sempre verdejando em minha direção! Adoto naturalmente um tempo certo de passada para que no momento certo possa agir e simplesmente atravessar a multidão de humanos ou de veículos sem mudanças de rotina. Uma simples questão de harmonia. Harmonia com o tempo do Universo. Algo como sincronizar seu relógio com o relógio da galáxia, mesmo não sabendo qual meridiano deve ser tomado como base. Saber controlar o seu ritmo e agir no momento exato, nisso consiste essa harmonia. Nunca gostei de matemática, mas sempre gostei de contar. Não olho o relógio, nem ao menos tenho um, mas sempre estou lá no momento previsto. Isso começou cedo, ainda naquela criança que corria para ver um dos velhos episódios dos Centurions, e se aperfeiçoou com os anos, algo totalmente humano, longe dos quadros coloridos de X-Men. Eu apenas ando e faço quando acho que deve ser feito. Essa é minha vida, ou melhor, era minha vida antes do grande clarão. Algumas coisas mudaram desde então, algumas siglas agora me perseguem, letras e números como um T-800 da vida, mas isso fica para uma próxima oportunidade. Ah! Claro! Meu nome? Na hora certa, ok?!

Nenhum comentário: